LLANGIBBY CASTLE
No dia 22 de Outubro de 2010, contámos a história deste navio, ainda no outro blog (http://ship-spotting-in-faial.blogspot.com/search/label/Llangibby%20Castle), hoje voltamos ao assunto, para contar uma verdadeira "odisseia" de um interveniente directo nesta história.
"Em Janeiro de 1942 aportava à Horta um barco de transporte de tropas inglesas, de nome «Llangibby Castle», o qual tinha sofrido estragos provocados por um submarino alemão. Nesse ataque morreram três membros da Royal Navy. A bordo vinha um atirador, John Friend que, 62 anos depois veio conhecer a ilha que apenas tinha visto do seu barco." O Telégrafo - 2 de Setembro de 2004
Assim foi, seis décadas depois da ocorrência, este britânico, cumpriu o sonho de visitar a ilha do Faial, isto porque na altura, Portugal era um país neutral, por isso, John nunca teve permissão para pisar terra firme.
Foi o concluir de uma história, o fechar de um círculo para este homem que esteve durante 15 dias a poucos metros da ilha azul, sem a poder visitar, mas algo ficou lá dentro, certamente a "mística" que envolve esta Baía e que faz milhares a visitarem ano após ano, ou vir cá simplesmente pela primeira vez.
Um agradecimento especial ao Sr. Francisco Gonçalves, pela recolha desta história.
Sem comentários:
Enviar um comentário